Contention-Oriented Waits

Saudações pessoal, terça feira chuvosa na cidade de São Paulo, fora o calor. Hoje estou postando mais eventos de esperas que podem ocorrer no Oracle RAC.

– gc current bock busy
– gc cr block busy
– gc current buffer busy

Essas esperas indicam que o envio de um bloco foi adiado porque alguma alteração no bloco não foi liberado para disco, ou, devido a alta concorrência no bloco sendo requisitado.
Isso pode acontecer quando uma instância está alterando um bloco de indice, e outra sessão está aguardando a liberação desse bloco para inserir ou atualizar o bloco. Nesse caso a espera “gc current block busy” pode ser seguida das esperas “gc current split” ou “gc buffer busy”.
Um buffer pode também estar estar em status busy na instância local, ou, por uma sessão que iniciou uma operação do tipo cache fusion e, está aguardando a conclusão da operação quando outra sessão, no mesmo nó, solicita o bloco para ler ou modifica-lo.
Isso pode ocorrer no Oracle RAC 11g, quando um processo foreground está esperando por um antilock broadcast, para atualizar um objeto que é alterado frequentemente.
O evento “block busy” significa que uma sessão está solicitando acesso a um bloco , que no momento é considerado busy em um outro nó remoto. A espera “buffer busy”, indica que várias sessões estão aguardando por um bloco que é considerado busy em um nó remoto.

Abração, e até próxima.

Referência: Gopalakrishnan, K . Oracle Database 11g. Oracle Real Application Clusters Handbook Second Edition. Oracle Press, 2011.

Anúncios
Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: